quinta-feira, 2 de junho de 2011

A Humanização da Saúde e do Cuidado

Nursing - A senhora acredita que os enfermeiros precisam ter sensibilidade para o cuidado ao desenvolver o seu "fazer"?

Profª Drª Annecy - Vejo a prática do cuidado em enfermagem como exercício da sensibilidade no trato com o ser humano, onde é preciso perceber-se e perceber o outro com seus valores e direitos, entendendo-se como alguém importante na construção de um mundo mais solidário e fraterno. Se as profissões na área de Saúde permitem operações de multiplicar, por que optarmos por dividir ou subtrair conhecimento, sensibilidade, percepção, respeito, e dignidade, enfim, oferecer uma assistência de baixa qualidade aos nossos clientes? Entretanto, mesmo que a passos mais lentos do que esperado, não podemos ignorar o exercício de uma enfermagem que se vem renovando na medida em que propõe modificar a maneira de ver e desenvolver cuidados personalizados entendendo o cliente como um ser integral.

Nursing - Como a senhora tem visto a atuação do enfermeiro no cuidado com o ser humano, considerando o holístico?

Profª Drª Annecy - Têm ocorrido progressos nesse sentido, mas distribuídos de forma muito desigual pelas singulares regiões existentes num mesmo Brasil. E, embora o discurso holístico em favor do cuidado integral tenha estado cada vez mais presente em instituições de Saúde e de Ensino, nem sempre é aplicado no dia-a-dia com o mesmo entusiasmo. Entre outros entraves, o enfermeiro ao lidar com o indivíduo, a família e comunidade, precisa refletir mais sobre sua vida pessoal e profissional, incluídos todos os juízos e valores. Quero lembrar que, nos tempos atuais enquanto o processo de enfermagem é regido pelo paradigma positivista, seguindo o modelo biomédico, o processo de cuidar segue o paradigma humanista, ecológico ou holista. Portanto, envolve valores, princípios, idéias e atitudes bastante contraditórias, o que tende a reduzir o cliente a 'algo' ou 'objeto' medicamente manipulável por meio de normas terapêuticas. No entanto, a enfermagem moderna tem caminhado para a construção de uma nova forma de pensar e agir, de perceber o individual e o coletivo e o cuidado prestado com qualidade intelectual e humanitária, tem possibilitado que ela faça a diferença em seus diversos campos de atuação, ganhando destaque e poder de decisão. A verdade é que, sem uma boa enfermagem não se faz Saúde em lugar algum.

Nursing - Qual a sua percepção em relação ao cuidado interdisciplinar prestado ao cliente e família nos dias atuais?

Profª Drª Annecy - O processo de humanização num mundo globalizado, e ainda muito materialista, é uma empreitada que requer o comprometimento de diversos atores, ou seja, é multiprofissional e interdisciplinar, e cuja aridez é real, mas não desisto de crer em novos tempos e no uso direcionado das múltiplas inteligências do ser humano, no burilar de seus sentimentos e prestação de cuidados com excelente qualidade para todos, indistintamente. Apesar do panorama atual não ser dos melhores, já é possível falar em ações cuidadoras que dignificam o ser humano no viver e no morrer, ao levar-se em
conta também os avanços nas Ciências da Saúde. Entretanto, ainda há grande necessidade de se trabalhar em equipe, de conscientização e comprometimento de muitos profissionais e gestores que atuam na Saúde. Um trabalho sério e intenso nos meios escolares onde as relações interpessoais e temáticas afins podem ser trabalhadas, será de grande valia para a formação de profissionais mais habilitados na arte de lidar com as pessoas e de tratá-las como gente.


Nursing - Qual a contribuição do seu livro para os profissionais de saúde?

Profª Drª Annecy - Deixar bem claro que humanização na Saúde é, em suma, valorizar mais a pessoa que necessita de cuidados (nas dimensões emocional, sentimental, racional, intuitiva, criativa e espiritual) e menos a doença. Também, que é preciso ter em mente que nem sempre o que nos estimula a viver bem e a gozar de saúde física e mental se encontra em receitas de medicamentos de última geração, dietas alimentares rigorosas, cirurgias com aparelhos que custam milhões, determinações médicas que ditam regras a serem seguidas pelo doente ou exames sofisticados que checam com enorme precisão a anatomia dos órgãos e todo o metabolismo. Através desse livro, procuro chamar a atenção dos profissionais da Saúde e gestores para: a importância de se construir e trocar saberes; para o exercício do diálogo entre os diversos agentes de Saúde e deles com a clientela; para o trabalho executado em equipe, e para a percepção das necessidades, desejos e expectativas dos diferentes atores envolvidos na construção dessa forma de se fazer Saúde. A comunicação então, é apontada como um fator imprescindível para o estabelecimento da Humanização da Saúde e do Cuidado, assim como boas condições técnicas e materiais, e, o quão é importante o envolvimento de profissionais, gestores, formuladores de políticas públicas, população usuária dos serviços, conselhos profissionais e instituições formadoras de opinião no processo de recuperação da dignidade humana no Setor da Saúde. Todos têm responsabilidades e contribuições a dar para que a cultura da humanização cresça e se enraíze no seio da sociedade de forma muito positiva nas práticas diárias de promoção, prevenção e recuperação da saúde humana independente de condições sociais, econômicas e culturais. Por outro lado, chamo a atenção do leitor para o fato de que quem cuida carece igualmente de cuidados. Nesse sentido, cuidar de quem cuida é imprescindível ao desenvolvimento de projetos e ações em prol da humanização da assistência.


Nursing - O que a senhora espera que mude na realidade do cuidado do enfermeiro com o cliente, família e comunidade?

Profª Drª Annecy - Que não apenas o enfermeiro, mas todos os profissionais da Saúde reflitam mais sobre o valor que atribuem à vida, ao ser humano fragilizado pela enfermidade e impotente diante aos acontecimentos que lhe fogem ao controle e abatem seu ânimo. Na Saúde, a enfermagem ainda vivencia extremos que contrariam o necessário equilíbrio de pensamentos e ações do cuidador. Espero que o profissional enfermeiro e sua equipe, não apenas estude e trabalhe para compreender cada vez melhor a subjetividade humana como também, operacionalize de forma inteligente os instrumentos disponíveis na atualidade. Porém, que o faça com sabedoria, sem discriminação ou preconceito, com ética e dignidade, pautando-se em conhecimentos científicos e técnicas adequadas a cada situação.


Nursing - O que tem contribuído para atitudes desumanas em saúde?

Profª Drª Annecy - Alguns fatores, dentre eles: o avançado desenvolvimento tecnológico
da medicina; a singularidade do cliente deixado em segundo plano (sua espiritualidade, crenças, emoções e valores); a doença como objeto do saber científico; uma formação médica e de enfermagem cada vez mais especializada e condições de trabalho que acabam por restringir o contato com o cliente. Além, nos tempos atuais, a prática da solidariedade ou inexiste ou se mostra bastante acanhada entre muitos, e também vários profissionais de Saúde têm-se embrutecido, o que lhes dificulta admitir e trabalhar própria sensibilidade no cotidiano do exercício profissional, limitando sua percepção em relação ao outro, uma vez desestabilizados emocionalmente. Cabe também citar aqui que a estrutura do Sistema Público de Saúde no Brasil, por exemplo, tem viabilizado a massificação do atendimento médico e de enfermagem.


Nursing - Como surgiu a idéia de escrever o livro "Humanização da Saúde e do Cuidado"?

Profª Drª Annecy - Foi em 2006, quando de minha participação como autora na 19ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo. Decidi escrever esse livro, o qual trata de um assunto que sempre me inquietou, e ao visitar todos os estandes em exposição nesse evento cultural, à procura de títulos sobre o assunto, constatei tratar-se de um campo ainda pouco explorado e publicado em livros, principalmente por autores enfermeiros. Tenho uma personalidade crítica e questionadora, sou inteiramente a favor de uma assistência humanitária na Saúde e de uma enfermagem que se vem renovando na medida em que ropõe modificar a maneira de ver e desenvolver cuidados personalizados entendendo o cliente como um ser integral. Nesse "campo de batalha" chamado Saúde - assim tem se apresentado à sociedade -, se por um lado há quem ignore a necessidade de resgatar valores imprescindíveis ao bem viver, por outro há quem trabalhe com afinco no papel de cuidador movido pela certeza de estar contribuindo para o resgate da compaixão, da espiritualidade, da integralidade do ser humano, do respeito aos seus valores, crenças e opiniões. É o que prego e pratico no exercício profissional da enfermagem, especialmente no Ensino, por acreditar em tempos com mais respeito e solidariedade através de pessoas melhores.
Talvez esse, seja no dia-a-dia nosso maior desafio! A humanização então, não mais será fruto de homéricos esforços ou soará como algo utópico, mas uma ocorrência natural nas relações humanas no campo da Saúde e quiçá relatadas em muitos livros com riqueza de detalhes para assim, incentivar o desenvolvimento de um mundo menos preocupado com a materialidade e a doença.
annecyg@uol.com.br

Profa. Dra. Annecy Tojeiro Giordani

Enfermeira Obstétrica. Autora dos livros: "Violências Contra a
Mulher" e 'Humanização da Saúde e o Cuidado".



http://www.nursing.com.br/article.php?a=61

2 comentários:

  1. A entrevista muito bem colocada pela colega Silvia, no qual a Drª Annecy Giordani, nos leva a refletir a questão da humanização do serviço de saúde.
    O próprio Ministério da Saúde, convida gestores, trabalhadores e usuários a refletir, dialogar e reinventar as práticas individuais e coletivas nos modos de produzir atenção e gestão na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS),(BRASIL, 2009). Colocando assim, a humanização na saúde em questão.

    BRASIL, O HumanizaSUS na atenção básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS; – Brasília :Ministério da Saúde, 2009.

    ResponderExcluir
  2. Quando a Profª Drª Annecy fala em sensibilidades no cuidar do ser humano, onde o perceber é essncial para as práticas, no qual devemos ter o cuidado com que o ser humano possa está exposta , em especial quando ele encontra-se doente,pois ele pode ficar mais fagilidades e alguns sentimentos pode ficar mais aguçado ( como as angústias, medos, vergonhas). A integração entre as ações de saúde e educação vai proporcionar uma maior sensiblidade nos profissionais da equipe de saúde, onde o dialágo deve está sempre presente para melhoor esclarecer as informações para ambos, esta ferramenta nunca deve faltar no exercício da profissão.

    ResponderExcluir